Depois de afastamento da SAF, Pedrinho publica carta a torcedores do Vasco: "Sombras sabotaram o clube"
Um dia depois de ser afastado junto com outros dois membros do conselho de administração da SAF do Vasco, o presidente Pedrinho publicou uma carta destinada aos torcedores. Nela, comentou sobre o assunto e afirmou que "sombras sabotaram" o clube. No texto, ele também afirma que um grupo contrário à venda do clube se articula "há meses" e isso "pode custar caro". O que motivou a saída de Renato…

Um dia depois de ser afastado junto com outros dois membros do conselho de administração da SAF do Vasco, o presidente Pedrinho publicou uma carta destinada aos torcedores. Nela, comentou sobre o assunto e afirmou que "sombras sabotaram" o clube. No texto, ele também afirma que um grupo contrário à venda do clube se articula "há meses" e isso "pode custar caro". O que motivou a saída de Renato Gaúcho do Vasco? Entenda os bastidores — Eu vi as acusações infundadas fabricadas para criar narrativas. Vi as articulações nas sombras, as canetas sendo preparadas nos bastidores. Mesmo assim, confesso que nunca quis acreditar que isso pudesse existir. Estou indignado" — afirma Pedrinho. Pedrinho e outros dois integrantes do Conselho da SAF do Vasco foram afastados de seus cargos no quadro societário do futebol vascaíno. Em uma decisão da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, a juíza Caroline Fonseca atendeu ao pedido formulado pela 777 Carioca e teve como fundamento constatações feitas pelo Conselho Fiscal da SAF. Com isso, Pedrinho perde o seu poder sobre a SAF do Vasco. Além do presidente do clube, os conselheiros Christiano Stockler Campos e Felipe Elias também foram afastados do Conselho de Administração da SAF. A advogada e ex-diretora jurídica da CBF Samantha Longo será interventora da SAF. — Enquanto eu trabalhava para arrumar a casa, colocava os meus bens patrimoniais à disposição do clube e lutava dia e noite pela estabilidade necessária para garantir a negociação com Marcos Lamacchia que estava prestes a ser anunciada, as sombras sabotaram o clube — continuou o presidente. Pedrinho, do Vasco Dikran Sahagian/Vasco Veja o texto completo de Pedrinho: "Vascaínas e Vascaínos, Ainda não acredito na maldade que estão fazendo com o Vasco e que pode custar caro ao futuro do clube. Preciso falar com o torcedor vascaíno porque todos estão cansados de descobrir as coisas pela metade. Há meses um grupo contrário à venda do Vasco se articula na política do clube. Eu vi as acusações infundadas fabricadas para criar narrativas. Vi as articulações nas sombras, as canetas sendo preparadas nos bastidores. Mesmo assim, confesso que nunca quis acreditar que isso pudesse existir. Estou indignado. Enquanto eu trabalhava para arrumar a casa, colocava os meus bens patrimoniais à disposição do clube e lutava dia e noite pela estabilidade necessária para garantir a negociação com Marcos Lamacchia que estava prestes a ser anunciada, as sombras sabotaram o clube. Não prejudiquem o Vasco e deixem que a venda aconteça. Eu não admito e o torcedor jamais vai aceitar ver o futuro do Vasco jogado no lixo por quem só enxerga o poder que quer ocupar. Saudações Vascaínas, Pedrinho" Entenda o caso Pedrinho e outros dois integrantes do Conselho da SAF do Vasco foram afastados de seus cargos no quadro societário do futebol vascaíno. Em uma decisão da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, a juíza Caroline Fonseca atendeu ao pedido formulado pela 777 Carioca e teve como fundamento constatações feitas pelo Conselho Fiscal da SAF. + Vasco se aproxima de acordo com o Betis por Nelson Deossa Com isso, Pedrinho perde o seu poder sobre a SAF do Vasco. Além do presidente do clube, os conselheiros Christiano Stockler Campos e Felipe Elias também foram afastados do Conselho de Administração da SAF. A advogada e ex-diretora jurídica da CBF Samantha Longo será interventora da SAF. "Samantha vira a gestora e precisa adotar, no prazo de 60 dias, as providências necessárias ao restabelecimento da regularidade dos processos de governança, da transparência, da prestação de contas e da circulação de informações entre os órgãos sociais da Companhia, devendo apresentar relatórios a cada 15 (quinze) dias para supervisão deste Juízo", aponta o documento. + ✅Clique aqui para seguir o canal ge Vasco no WhatsApp A decisão A juíza afirma que o parecer do Conselho Fiscal da SAF, publicado no último balanço, identificou "falhas graves" de governança corporativa, deficiência de controles internos e limitações ao exercício de fiscalizações. O episódio das denúncias de Jean David foi abordado na decisão. "Em sua fundamentação, informa que o recente parecer emitido pelo Conselho Fiscal da SAF em 30/04/2026, no que tange às demonstrações financeiras relativas ao exercício de 2025, identificou graves falhas de governança corporativa, deficiência de controles internos, limitações ao exercício da atividade fiscalizatória, ausência de aprovação formal de atos societários relevantes. Diante da informação do Conselho Fiscal sobre práticas coercitivas na contratação de atletas, esta Magistrada, no exercício do poder geral de cautela, realizou breve busca na internet e constatou denúncia grave do atleta Jean David, realizada no dia 30/01/2026, acerca da exigência de pagamento de comissão a terceiros sob ameaça de não participação", cita o documento. Jean David, atacante chileno que deixou o Vasco no fim de 2025, afirmou que uma das razões da sua passagem ruim pelo futebol brasileiro foi a ameaça que ele recebeu cobrando que ele pagasse as comissões da própria transferência do Toluca para o clube carioca. A transferência ocorreu em agosto de 2024. Em contato ao ge, o clube negou qualquer irregularidade e revelou ter aberto uma investigação. - Aconteceram algumas coisas e percebi que pessoas dos dois clubes (Toluca e Vasco) estavam envolvidas. Outros jogadores do Vasco me disseram a mesma coisa: eles foram ameaçados de que, se não pagassem a comissão, não jogariam. Talvez seja por isso que o Vasco lute contra o rebaixamento há tanto tempo - disse Jean David, que completou: - É uma longa história. Quando eu jogava no Toluca, tive opções para ir para outro clube no México. Mas a diretoria não queria que eu reforçasse outro time no mesmo país, e meu salário era muito alto para uma renovação. Então surgiu a proposta do Vasco. Mas o único obstáculo era que outra pessoa, que não fosse meu agente, precisava me levar até lá. Pediram para eu não me envolver nas negociações por causa da comissão e tudo mais. Eu disse que tudo bem, sem problemas, que conversaria com meu agente, que disse não ter problema nenhum, mas que queria revisar os contratos para garantir que não havia nada suspeito. Fui até lá, disse quanto eu queria ganhar. Até então, tudo estava em ordem. Dois meses depois de chegar ao Rio de Janeiro, essa pessoa que me levou até lá entrou em contato comigo e disse: "Ei, sabe de uma coisa? Agora você tem que pagar uma comissão." Eu disse: "Comissão por quê? Que história é essa? Como funciona?". 🗞️ Leia mais notícias do Vasco 🎧 Ouça o podcast GE Vasco 🎧 Assista tudo sobre o Vasco no ge, na Globo e no SporTV:
Globo Esporte — Futebol
미리보기를 보고 있습니다. 전체 기사는 출처에서 확인하세요.

